Seguidores

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Lâmpadas UV usadas para secar as unhas podem causar câncer de pele - Saúde - Notícia - VEJA.com


Lâmpadas UV usadas para secar as unhas podem causar câncer de pele - Saúde - Notícia - VEJA.com



Um estudo realizado no ano passado e publicado no jornal médico mensal “Archives of Dermatology” descreveu dois casos de mulheres de meia-idade, saudáveis, sem histórico familiar de câncer de pele, que desenvolveram câncer não-melanoma nas mãos. O relato associou ambos os casos ao uso de lâmpadas UV (radiação ultravioleta) para unhas. Uma das mulheres, como relata o estudo, “tinha um histórico de 15 anos de exposição à luz UV para unhas duas vezes por mês, a fim de secar o esmalte”. A outra usou essa luz cerca de oito vezes em um ano antes de receber o diagnóstico.

Lâmpadas UV para unhas são encontradas em quase todos os centros de manicure e são amplamente vendidas para o uso em casa nos Estados Unidos. De certa forma, elas são como câmaras de bronzeamento artificial em miniatura, emitindo quantidades similares de radiação UV por metro quadrado, como mostram estudos. Assim como o bronzeamento artificial, elas emitem predominantemente raios UV, que penetram mais profundamente na pele.

Usar as luzes para unhas toda semana ou a cada 15 dias pode corresponder a uma exposição significativa à radiação UV, disse a Dra. Roshini Raj, professora assistente de medicina da New York University, que aborda o tema no seu novo livro “What the Yuck?! The Freaky and Fabulous Truth About Your Body” (Por que o nojinho?! A estranha e fabulosa verdade sobre o seu corpo, sem edição no Brasil). Por causa do risco, Raj recomenda o uso da luz apenas esporadicamente. “Ou melhor, deixe as unhas secarem sozinhas”, ela escreve. “Pode demorar um pouco mais, mas vale o esforço para salvar sua pele”.