Seguidores

segunda-feira, 28 de março de 2011

Cada Cabelo é uma Sentença e um Cuidado

Cada cabelo é uma sentença realmente é uma verdade , e cada tipo de cabelo necessita um cuidado especial para que a vitalidade permaneça e o brilho não desapareça,parece até frase rimada porem é a mais pura realidade .
Oleosos, crespos, com coloração,ressecado … Não importa! Sabendo quais cuidados tomar no dia a dia qualquer tipo de cabelo ganha brilho e viço e fica maravilhoso !!!

Eles precisam de mais cuidados por causa da química. Leave-in com proteção solar é obrigatório! Chapinha ou baby liss, só junto com produtos que tenham proteção térmica. Na verdade, a maioria das tintas profissionais de boa qualidade fazem bem aos cabelos. Elas tratam e dão brilho. ‘O que não pode é trocar de cor toda hora sem esperar o tempo necessário que os fios precisam para se recuperar’

Como cuidar dos cabelos Mistos :
Cabelo misto tem raiz oleosa e pontas secas. Prefira xampus específicos e use condicionador apenas no comprimento. A higienização deve ser concentrada na raiz e o tratamento, nas pontas. Aplique spray (ou mousse) de volume na raiz, para desgrudar os fios da cabeça e equilibrar o aspecto ‘triângulo’. Serum é uma ótima opção para o frizz das pontas. A super-dica para este tipo de cabelo é ter sempre à mão um xampu-seco, que disfarça a oleosidade.

Como cuidar dos cabelos crespos :
Têm fios extremamente frágeis, com menor resistência e maior elasticidade. Por isso, exigem muitos cuidados e precisam de bastante proteção e hidratação. Alterne os dias de lavar e use xampu hidratante, condicionador nas pont’s e nunca se esqueça do leave-in, em creme ou spray! Só não pode exagerar. ‘O excesso de produtos pode causar queda e caspa, além de dar um aspecto emplastrado’.

Como cuidar corretamente dos cabelos secos e muito ressecados:
Geralmente são opacos e têm fios com escamas bem abertas, o que facilita a entrada de impurezas e impede que o fio brilhe. Para recuperar os fios, lave-os com xampus hidratantes, que limpam sem ressecar. Aplique condicionador e leave-in, que devolvem a umidade natural que o fio perdeu ao longo do tempo. Máscaras hidratantes de boa qualidade sempre, duas vezes por semana é fundamental, ajudam no tratamento dos fios danificados.evite calor ,secador,chapinha e outros durante o tratamento de recuperação.


Como cuidar corretamente dos cabelos cacheados:
Tem cachos? Então precisa de um ritual especial de lavagem. De preferência, alterne os dias para preservar a umidade dos fios. Hidratação é superimportante para esse tipo de cabelo, que tem fios frágeis e secos. Por isso, prefira os xampus hidratantes. Máscaras de hidratação também são ótimas aliadas para os cacheados. Leave-in sempre apos a lavar os cabelos, de preferência com ativador de cachos, garante a definição das ondas. ‘Prefira secá-los ao natural ou com difusor usando o ultimo jato frio para soltar o brilho, que não tira o efeito natural.

Como cuidar corretamente dos cabelos relaxados e alisados :
Se o cabelo recebeu química para relaxar ou alisar, ele precisa de cuidados superespeciais. Evitar a lavagem diária é uma forma de preservar a oleosidade natural dos fios. Xampu para cabelos relaxados, condicionador e leave-in com proteção solar sempre! Tratamentos como hidratação, cauterização e umectação são boas pedidas para devolver algumas características naturais do fio. E lembre-se de proteger seus cabelos antes de se expor ao sol, praia e piscina.’

Como cuidar corretamente dos cabelos oleosos:
Raiz muito oleosa tem de ser lavada diariamente. Máscaras aplicadas diretamente no couro cabeludo são ótima opção para aplacar o óleo. A forma de secar também ajuda a dar volume. Geralmente, os oleosos são finos e com pouca quantidade. ‘Seque-os com movimentos de baixo para cima ou de trás para a frente desgrudando os fios da cabeça’, passar as mãos nos cabelos depois de secos ,são expressamente proibidas porque aumentam a oleosidade.

(fonte: Blog da Adri)

Verdades e Mentiras sobre os Cabelos


1. Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira 
Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel. O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo. 

2. Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento 
Temos, aqui, a idéia da poda de planta novamente. O fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. Mas não tem poder de acelerar o desenvolvimento. 

3. Os cabelos se acostumam com os xampus
Você compra um xampu, usa-o por duas a quatro semanas e ele deixa de produzir o efeito inicial. Logo, seu cabelo se habituou com ele, certo? Errado. O fato é que os cabelos deixam de ficar limpos corretamente - e esta é a principal função do xampu -, quando o produto adquirido não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se nota principalmente no couro cabeludo, cujas raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios, opacos e sem vida. O desconforto leva as pessoas a uma busca incessante pelo xampu ideal. A boa nova é que hoje há produtos específicos para cada tipo de cabelo. Contudo, se você não está acertando na escolha, é sempre útil ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudá-lo a identificar seu tipo de cabelo. 

4. Água fria deixa o cabelo mais brilhante 
Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. Ainda mais agora, com a entrada do inverno, é recomendado optar por temperaturas mornas. 

5. Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos 
Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. Segundo a dermatologista Karla Saggioro, autora de Invista em Você - Respostas para Dúvidas que mais Afligem as Mulheres, da New York Publications, o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda. 

6. Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento 
"Muitas pessoas deixam o creme de tratamento por mais tempo do que o recomendado", adverte a dermatologista Adriana Villarinho, de São Paulo. O resultado é que a hidratação, em vez de embelezar o cabelo, pode deixá-lo oleoso. 

7. Cem escovadelas à noite deixam os cabelos saudáveis 
O hábito, que pode ser conferido em muitos filmes de época, de fato ativa a circulação no couro cabeludo. Mas é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo. 

8. Calvície é coisa de idoso 
Segundo o dermatologista Otávio Macedo, autor de Segredos da Boa Pele - Preservação e Conservação, da Editora Senac, a calvície é mais intensa e mais rápida quando atinge homens jovens. Quanto mais precoce, mais depressa ela se instala. "Já a calvície num homem de 40 anos é mais lenta e, na maioria das vezes, não se estende por todo o couro cabeludo". 

9. Fios brancos arrancados nascem em dobro 
Se fosse verdade, seria fácil combater a calvície. Bedin explica que é natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira. Isso acontece porque o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina - a substância que dá cor -, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível. 

10. A pontinha branca do fio é a raiz 
Muitas pessoas fazem um drama quando notam fios caídos com o que julgam ser a raiz. Em primeiro lugar, é natural uma perda de até 100 fios diários - que passa praticamente despercebida. Em segundo, como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte. Quando o fio cai com a "raiz" - na verdade o bulbo -, significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro.

(Redação Terra)

Algumas dicas fundamentais



  • Cortar o cabelo faz ele crescer mais rápido?


NÃO. É comum vermos os profissionais dizerem que devemos cortar os cabelos para termos um cabelo mais saudável e para que ele cresça mais rápido, mas na verdade isso é mentira! Por causa do cabelo crescer da raiz e ser formado dentro do bulbo (ou seja, dentro da pele), o que é feito no fio não tem influência nenhuma no crescimento e desenvolvimento dos fios. Isso inclui os tratamentos capilares como shampoos, vitaminas, tratamentos a laser e etc. Portanto, sua alimentação e saúde tem uma influência muito mais fundamental do que o corte do cabelo. O corte serve para manter os cabelos com um aspecto menos ressecado, retirando as pontas secas e danificadas com o tempo.




  • E os produtos anti-queda? Realmente funcionam?


DEPENDE. Nas embalagens destes produtos já vem escrito "queda causada pela quebra dos fios". Eles apenas fazem o fio do cabelo ficar mais forte, então os produtos anti-queda e os produtos para cabelos fracos e quebradiços seriam praticamente a mesma coisa. Para que um produto externo tenha efeito sobre a queda de cabelo, ele precisa ficar em contato com o couro cabeludo por muito mais tempo do que os shampoos e condicionadores normalmente ficam. Porém, as loções que médicos prescrevem para queda de cabelo funcionam, pois possuem os ingredientes necessários e ficam em contato com o couro cabeludo por muito mais tempo, conseguindo penetrar a pele.


  • Nem mesmo a tintura faz cair os cabelos?


Não. A tintura vai tornar seus cabelos mais fracos e quebradiços, pois ela danifica as cutículas do fio. Se você pintar seus cabelos e fizer uma boa hidratação, eles não vão cair. O que dá a impressão de que seu cabelo estar caindo é que ele, em algum ponto mais fraco, arrebenta.



  • Posso ficar com o cabelo molhado ou a água entra no couro cabeludo e apodrece a raiz, fazendo meu cabelo cair?


Em relação ao apodrecimento da raiz, ficar com o cabelo molhado não afeta em nada, pois a raiz do cabelo fica abaixo da pele, e a água não consegue penetrar a pele tão fundo assim. Mas se você ficar com o cabelo molhado, aumenta as chances de você criar o fungo da caspa, que junto com uma limpeza mal feita do couro cabeludo, entopem os poros do couro cabeludo, dificultando a "respiração da pele" e a saúde dos fios. Tome como exemplo a pele de um pé que fica muito tempo fechada em um sapato fechado: por causa do suor natural dos pés, a pele fechada naquele sapato, sem "respirar" fica com um aspecto diferente, não é mesmo?

Agora que você conhece melhor seu cabelo, cuide bem dele para mantê-lo sempre bonito e saudável! E lembre-se: a alimentação saudável e uma boa saúde são o caminho chave para cabelos brilhantes e bonitos!



Curiosidades Cabeludas

01. Cabelo pode limpar derramamentos de petróleo



Em 2007, quando houve o vazamento de petróleo em San Francisco Bay, um grupo de ecologistas solidários utilizaram cabelo humano para limpar a praia. O cabelo absorve o óleo da água, funcionando como uma esponja. Depois que o óleo foi recolhido, ostras e cogumelos foi colocados na região. Ambientalistas queriam que quantidades consideráveis de cabelos fossem carregadas em navios para que, se acontecesse um derramemento, uma medida imediata pudesse ser tomada.




02. Cabelos são utilizados em molho de soja



Encontrar um fio de cabelo na comida de um restaurante pode acabar com o seu apetite. Mas, e se um alimento for feito de cabelos, ou pelo menos tê-los presente dentre os seus compostos? Este é o caso dos molhos de soja da empresa chinesa Hongshuai Soy Sauce, famosos na cozinha japonesa. O grande "porém" ocorreu quando uma análise revelou que os produtos "de soja" não possuiam aminoácisod de soja nem trigo, e sim, fios de cabelos que eram coletados em salões de cabeleireiros.



03. Tributo sobre as barbas



Pedro, O Grande - destaque entre os principais governantes do Séc. 17 -, queria tornar a Rússia um país mais "ocidentalizado", tornando obritatório um padrão de barba entre os funcionários estatais e militares, onde a exceção valia apenas para camponeses e padres. Se um homem se recusasse a fazer a barta, este deveria pagar uma taxa por não cumprir as regras do imperador.



04. Ruivos tidos como alienígenas



Existe uma teora conspiratória que aponta os ruivos como híbridos/alienígenas. Parece loucura, mas os ruivos possuem diferenças biológicas. Mulheres ruivas, por exemplo, possuem mais sangramento que as demais, por isso os médicos têm um cuidado especial com elas nos preparativos de parto. Além disso, os de "cabelo vermelho" também possuem menor quantidade de cabelo, com 90.000 fios em contraposição aos 140.000 presentes nos de cabelo loiro, moreno e castanho.



05. Cabelos já foram tidos como jóias



Durante a era vitoriana, mulheres muitas vezes usavam jóias feitas de cabelos de entes falecidos. Apesar de ter começado apenas como uma forma de lembrar os que já não estavam presentes, as jóias feitas de cabelo viraram moda na época.



Fonte: AskMen.com.