Seguidores

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Como surgiu o costume de pintar as unhas e a profissão de manicure?



As primeiras unhas pintadas surgiram provavelmente na China, por volta de 3 000 a.C. As cores do "esmalte" estavam relacionadas com a posição social do indivíduo - homem ou mulher. Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros da família real podiam usar uma pasta dourada ou prateada na unha - as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto. Ao redor do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena. Mulheres das classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros.
No reinado de Cleópatra, por exemplo, só ela podia usar vermelho para colorir sua unha. Desobedecer à ordem dava punição severa - às vezes, até morte.
Os primeiros esmaltes eram feitos de uma mistura de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina.
 Hoje, o esmalte é uma variação da tinta usada em pintura de carros. "Antes da década de 20, costumava-se passar óleo nas unhas e depois lustrá-la, hábito que indicava status", afirma Mitsuko Shitara, professora de história da moda da Faculdade Santa Marcelina.
 (Por Verônica M.A. Lima, Guararapes, SP)

A Profissão de Manicure



Embora ainda não existissem os esmaltes, tal como vemos hoje, desde 1800 já existiam salões de manicure, que eram procurados para por homens e mulheres que desejavam cortar, lixar e polir suas unhas, além de perfumá-las com óleos.
Em 1925, enfim, foi lançado o primeiro esmalte, mais próximo aos de hoje em dia, em tom rosado, e que era aplicado somente no meio das unhas, deixando a meia lua e a ponta sem nada! Somente em 1932, com o lançamento da marca Revlon e sua linha de esmaltes, as unhas começaram a ser pintadas inteiramente.
Já na década de 70, época da discoteca, surgiram os esmaltes sintéticos, que eram passados sobre unhas extremamente longas!
Em 1980, o esmalte sintético é aposentado e substituído pelo esmalte de fibra. Os esmaltes coloridos – alô, flúor! – marcaram época.

(http://odiario.com/blogs/manicureemcasa )