Seguidores

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Como surgiu o costume de pintar as unhas e a profissão de manicure?



As primeiras unhas pintadas surgiram provavelmente na China, por volta de 3 000 a.C. As cores do "esmalte" estavam relacionadas com a posição social do indivíduo - homem ou mulher. Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros da família real podiam usar uma pasta dourada ou prateada na unha - as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto. Ao redor do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena. Mulheres das classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros.
No reinado de Cleópatra, por exemplo, só ela podia usar vermelho para colorir sua unha. Desobedecer à ordem dava punição severa - às vezes, até morte.
Os primeiros esmaltes eram feitos de uma mistura de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina.
 Hoje, o esmalte é uma variação da tinta usada em pintura de carros. "Antes da década de 20, costumava-se passar óleo nas unhas e depois lustrá-la, hábito que indicava status", afirma Mitsuko Shitara, professora de história da moda da Faculdade Santa Marcelina.
 (Por Verônica M.A. Lima, Guararapes, SP)

A Profissão de Manicure



Embora ainda não existissem os esmaltes, tal como vemos hoje, desde 1800 já existiam salões de manicure, que eram procurados para por homens e mulheres que desejavam cortar, lixar e polir suas unhas, além de perfumá-las com óleos.
Em 1925, enfim, foi lançado o primeiro esmalte, mais próximo aos de hoje em dia, em tom rosado, e que era aplicado somente no meio das unhas, deixando a meia lua e a ponta sem nada! Somente em 1932, com o lançamento da marca Revlon e sua linha de esmaltes, as unhas começaram a ser pintadas inteiramente.
Já na década de 70, época da discoteca, surgiram os esmaltes sintéticos, que eram passados sobre unhas extremamente longas!
Em 1980, o esmalte sintético é aposentado e substituído pelo esmalte de fibra. Os esmaltes coloridos – alô, flúor! – marcaram época.

(http://odiario.com/blogs/manicureemcasa )


2 comentários:

  1. LUXO E EFICACIA EM FORTALECIMENTO DE UNHAS

    COM ACABAMENTO GLAMOUROSO E PROTEÇÃO DOS ESMALTES

    Escudo Protetor – Top Coat (Durcisseur vernis Brillant Haute résistance) da LINHA ECRINAL DA FRANÇA ,especializada e líder absoluta na França do mercado de tratamento das UNHAS FRAGILIZADAS E DETERIORADAS.

    ELE É TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLOGISTAS.

    É um Verniz também nutritivo e fortalecedor .

    Suas substâncias ativas formam um filme ultra resistente sobre as unhas,servindo de ESCUDO PROTETOR alem de nutri-las. Aporta Metionina e Sílica para tornar as unhas mais saudáveis e resistentes

    ESTUDOS DE EFICACIA MENSURÁVEL SOB CONTROLE DERMATOLOGICO E FARMACEUTICO

    Efeito imediato: ( percentual de respostas positivas )
    94% com efeito endurecedor
    88% com efeito protetor contra choques
    Uso continuo:
    100% com melhora no brilho dos esmaltes
    90% com melhora na durabilidade dos esmaltes

    Pode ser utilizado como base, se aplicado sobre as unhas não esmaltadas ou como finalizador de alto brilho (TOP COAT), se aplicado sobre as unhas já esmaltadas.

    NÃO CONTEM ACETONA, FORMOL, TOLUENO NEM PARABENO .

    O acabamento e simplesmente glamouroso como a origem dos produtos, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .
    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ):

    www.ecrinal.com ( frances e Ingles )
    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (saisdaterra, dermatan, dermexpress, pharmaweb,... )

    espero ter contribuído de alguma forma


    Experimentem o endurecedor forte TOP COAT da linha ECRINAL de Mônaco – França (durcisseur vernis brillant) junto com o seu esmalte preferido você nunca mais vai trocar e as suas unhas vão crescer de forma mais saudável naturalmente.

    No site www.asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus quanta informação ..amei pois estou nessw area e preciso me informar

    ResponderExcluir