Seguidores

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Como surgiu a profissão de Cabeleireiro

A profissão de cabeleireiro é uma das mais antigas da humanidade. Achados arqueológicos, como pentes e navalhas feitos em pedra, mostram que a preocupação com as madeixas vem da pré-história. Contudo, foi no Egito, há aproximadamente cinco mil anos, que a arte de cuidar dos cabelos chegou ao ápice. Foi nessa época que surgiram perucas sofisticadas, as quais mostravam a habilidade dos cabeleireiros, que gozavam de grande prestígio na corte dos faraós.O cuidado com os cabelos é um traço característico do povo do Antigo Egito. O arsenal empregado nesses cuidados (escovas, tesouras, loções de tratamento, etc.) era guardado em caixas especiais, luxuosamente decoradas. Embora a partir de 3.000 a.C., as cabeças raspadas e lisas e os corpos sem pêlos tenham passado a ser sinais de nobreza no Egito, a moda exigia que homens e mulheres usassem perucas de cabelo humano ou de lã de carneiro. As barbas postiças eram populares entre os homens. A tintura azul-escuro era usada para conseguir a cor preta (predileta) das perucas e barbas e a henna, um pó feito das folhas da alfena egípcia, dava um tom vermelho-alaranjado aos cabelos e unhas. Os estilos mais populares de cabelo eram os cortes retos, cujo comprimento variava desde a altura do queixo até abaixo dos ombros, sendo usados geralmente com franja.
Foram os gregos que criaram os primeiros salões de cabeleireiro (koureia), em Atenas, construídos sobre a praça pública, o Ágora. Lá, os Kosmetes ou "Embelezadores de Cabelo", escravos especiais, circulavam soberanos. Os escravos cuidavam dos homens e as escravas das mulheres. Vemos que os cabelos, em particular, tiveram o privilégio de um espaço próprio.
No século II AC, na Grécia antiga, para encontrar um verdadeiro penteado requintado era conveniente dar asas à imaginação e ir até ao topo do Olimpo: espaço reservado aos deuses e deusas. Os penteados ostentavam algumas sobriedades e fantasias, prevalecendo os cabelos louros, frisados, com caracóis estreitos e discretos, com franjas em espiral. Conversas sobre política, esportes e eventos sociais eram mantidas por filósofos, escritores, poetas e políticos, enquanto estes eram barbeados, faziam ondas nos cabelos, manicure, pedicure e recebiam massagens. Os cabelos eram principalmente espessos e escuros e eram usados longos e ondulados. É nos afrescos de Creta que o rabo-de-cavalo usado pelas mulheres aparece pela primeira vez. Os preparados cosméticos, óleos, pomadas, graxas e loções eram usados para dar brilho e um perfume agradável aos cabelos. Os cabelos loiros eram raros e admirados pelos gregos e ambos os sexos tentavam descolorir seus cabelos com infusões de flores amarelas. As barbas, verdadeiras e falsas, continuaram populares até o reinado de Alexandre o Grande. Ainda na Grécia antiga, a moda dos cabelos se mantinha por dois a três séculos. A mudança era mais rápida na Roma Antiga, onde as esposas dos soberanos eram os exemplos, sendo seguidas por todas. A essa altura, no Império Greco-Romano, gregos e gregas faziam os cabelos dos romanos e penteavam as romanas. Nesses salões, discutiam-se novidades e propagavam-se as fofocas. As barbearias continuaram sendo instituições sociais, tendo um grande número de barbeiros que prestavam seus serviços nos mercados e casas de banho públicas. Os cidadãos prósperos ofereciam aos seus convidados os serviços dos seus barbeiros particulares. Os cabelos e a barba eram ondulados com ferro quente. Muitas poções eram usadas para prevenir a queda dos cabelos e o seu embranquecimento. O estilo de cabelo mais popular entre os homens era curto, escovado para a frente e com ondas. As mulheres usavam o cabelo ondulado, repartido no centro e caindo sobre as orelhas.

Se antes existiam particularidades regionais, a partir de Luís XIV, a moda francesa dominou todas as civilizações.
No começo do século XVIII, as mulheres casadas usavam uma touca para esconder os cabelos e somente o marido delas poderia ver seus cabelos soltos. Maria Madalena, a pecadora, foi sempre representada com cabelos longos e soltos, ao contrário das Santas, que usavam toucas ou presos.
Jornais de moda, nos séculos XVIII e XIX, divulgavam os estilos por toda a Europa. Seguia-se o exemplo das casas reinantes de Paris e Viena, e também de todas elites européias. Os primeiros cabeleireiros para senhoras foram os Coiffures parisienses, Leonard, Autier e Legros Rumigny, que prestavam seus serviços à Rainha Maria Antonietta e recebiam altos salários.


Contudo, foi no século XX que a moda dos cabelos aliou-se à tecnologia . A pesquisa científica sobre cabelos começou quando a higiene pessoal se tornou um meio de prevenir o acúmulo de piolhos e sujeira, que ficavam escondidos sob as perucas, pós, perfumes e poções que vinham sendo usados pelo homem. No início do século apareceram os salões de beleza para mulheres, os quais não serviam apenas para cuidar dos cabelos, mas eram um ponto de encontro como as barbearias na Grécia Antiga.

Com o advento da eletricidade, em 1906, Charles Nestle (Londres), inventou a máquina de fazer ondas permanentes nos cabelos. Mesmo levando aproximadamente 10 horas para concluir o processo de ondulação permanente dos cabelos, poupou as mulheres de incontáveis horas usando o ferro quente para fazer ondas
No ano seguinte, um estudante de química francês, Eugene Schuller, fundou a empresa L'Oreal, criando uma tintura para cobrir os cabelos grisalhos com cores naturais e usando um processo permanente.
Quando nos anos 20, a moda exigia cabelos "a la garçonne", os partidários do cabelo comprido polemizaram que cabelo curto era vergonha para a mulher. Entretanto, as mulheres, cada vez mais envolvidas na sociedade e no trabalho, não mais admitiam seguir tradições que remontavam à Idade Média. Depois do fim da I Guerra Mundial, o corte de cabelo "Joãozinho" para as mulheres (cabelos bem curtos como os de homem) foi considerado escandaloso, mas ganhou popularidade devido à sua praticidade
O advento do cinema na década de 20 trouxe novos padrões de moda para os cabelos. As mulheres de todo o mundo rapidamente adotaram os estilos e cores das atrizes de Hollywood.
A moda masculina de cabelos não mudou radicalmente na primeira metade do século XX, prevalecendo o "look clean" que tinha a influência militar das duas guerras mundiais.

Elvis Presley ajudou a mudar isso com as suas costeletas compridas e o topete brilhante. Mas, foram os Beatles que, pela primeira vez em muitas décadas, tornaram novamente populares os cabelos mais compridos para homens.

Na década de 60 também houve mudanças no estilo dos cabelos das mulheres, com o retorno dos cabelos lisos e de corte simétrico, criado pelo cabeleireiro inglês Vidal Sassoon.


A partir da década de 70, houve ampla aceitação de estilos variados tanto para homens quanto para mulheres, desde os cabelos soltos e naturais até o estilo "punk".
Seja por superstição, por costume, ou por vaidade, a verdade é que o ser humano sempre dispensou, e continua dispensando, grande atenção a essa parte do corpo. Hoje, porém, nós, homens e mulheres, podemos contar com um imenso arsenal para nos ajudar nessa tarefa.
Compridos ou curtos, lisos, crespos ou ondulados, qualquer que seja a cor ou o seu estilo de cabelos, o importante é manter a saúde deles, a saúde da nossa pele.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-cabelo

44 comentários:

  1. Olá... Estou fazendo meu tcc do curso de design. Vou fazer o projeto de um salão de cabeleireiros, e não consigo achar nenhum livro que tenha esse conteúdo, salão de cabelereiro, de beleza, etc. Adorei a sua matéria e gostaria de saber se foi de algum livro que vc tirou a história, se poderia me passar alguma coisa. Att. Fabiana meu email fafaquadros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Val...

    Gostaria q vc entrasse em contato comigo,estou precisando saber da história de salão de beleza, cabeleireiro, tudo que vc puder me passar. Aguardo seu retorno. Att. Fabiana meu email fafaquadros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Val, sou eu novamente, for favor entre em contato comigo assim que puder...preciso muito de sua ajuda. Att Fabiana meu email fafaquadros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Val gostaria de ter sua ajuda,pois sou mais um dos quais vou iniciar o curso de estilista em cabelos e não encontro nada á respeito além do q já vi na sua página,o q você me indicaria me chamo Renata.aguardo o seu retorno renatali_2@hotmail.com 07/11/09

    ResponderExcluir
  5. Olá Val, como eu pude observar a maioria gostaria de saber onde você pegou a historia do salão de beleza. Eu tbm me sinto incluida nesse pedido. Você poderia passar o nome dos livros, artigos técnicos e etc...
    Att,Kizzy meu e-mail: kizzy_kissmy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi eu tbm estou formando em Design de Interiores e o meu TFC, é sobre salão de Beleza , a materia é otima , gostaria que vc me passase as fontes de pesquisa, a bibliografia, blogs ou indicasse algum livro . Agradecida : Dan ^^ ( e-mail: daniellymello_@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  7. ÓTIMA MATÉRIA, SÓ Q PRECISO DA BIBLIOGRAFIA.
    P/ FAVOR, SERIA INTERESSANTE NOS PASSAR!!!
    MEU EMAIL É fatiminha1os@bol.com.br

    sem mais agradeço!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oiee adoorei a mateeria, e tb gostariiia de receber a bibliografiia ... gatona.day@hotmail.com

    Muito obrigada
    Beijoos

    ResponderExcluir
  9. Oi...

    Mto interessante a matéria...
    Estou fazendo um trabalho no 7º período de ADM sobre salãod e beleza... vc poderia me informar a bibliografia?

    Abraços.

    efa1988@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Interresantíssimo esta matéria. Parabéns pela pesquisa. Qual sua fonte de pesquisa?

    marisanascimento@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a matéria. Também estou fazendo meu TCC em salões, administração financeira e se alguém quiser trocar informações, tenho uma distribuidora de cosméticos e na minha família há pessoas com salões. Quem quiser mande email, vai ser bom trocar idéias.
    Se puder Val, mande a bibliografia.

    doogustavo@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. ola VAL eu tambem estou formando esse ano em design de interiores e o meu TCC vai ser sobre salao de beleza tambem, gostaria se possivel que vc me passasse as fontes de pesquisa tambem....muito obrigada.
    lindinhabhks@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Val, adorei sua matéria. Eu sei que todo mundo pediu a mesma coisa, mas eu também estou com dificuldade para achar material. Será que vc poderia me informar sua fonte e me dar dicas de onde posso encontrar livros desse assunto? Desde já agradeço.
    kellencristy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Val,primeiro quero te parabénizar pela sua pesquisa, que realmente é muito boa.Tb estou fazendo meu tcc do curso de design de interiores.Vou fazer o projeto de um salão de cabeleireiros, por gentileza vc poderia me informar sua fonte de pesquisa. Muito grata.
    elianeltosta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. TO FAZENDO UM TCC SOBRE SALAO DE BELEZA..Interresantíssimo esta matéria. Parabéns pela pesquisa. Qual sua fonte de pesquisa?

    kamilasgrott@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Val...Parabéns pela Matéria, vários estudantes (inclusive eu) estão ávidos pelas suas fontes de pesquisas ... rsrsrs.
    Você pode me indicar algumas, além do seu próprio blog?
    Um abraço
    cviceconti@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Val!
    Meu nome é Patricia e sou mais uma interessada nas fontes bibliográficas desse interessantíssimo artigo. Também é para trabalho de TCC, no meu caso, em Publicidade e Propaganda e gostaria muito de contar com seu apoio e ajuda.
    Meu e-mail é chama.patty@gmail.com
    Atenciosamente,
    Patricia

    ResponderExcluir
  18. Oii estou fazendo meu TCC,meu projeto é um salão de beleza,gostei muito sobre este contéudo,será que você podeia me passar mais assuntos sobre salão de beleza...
    Muito Obrigada...

    val.liermann@bol.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Val Borges
    Primeiramente parabéns pela pesquisa, pelo que vi vc é uma profissional da área de beleza.
    Eu tbm estou fazendo um TCC sobre salões de beleza, com enfoque na área ambiental, e gostei do seu artigo, gostaria de saber quais as referÊncias que vc consultou, seria possivel vc me enviar alguns por email?
    jessica5s@hotmail.com
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  20. Olá sou a Rose adorei sua matéria se vc puder me fornecer o email ou livro em q vc encontrou serei muito grata

    o meu imail para contato é roselimaaraujo@hotmail.com desde já obrigada

    ResponderExcluir
  21. Pessoal, Um milhaão de desculpas por nao haver respondido antes aos comentários de vcs. Tive alguns problemas de acesso por esse tempo, mas agora tudo se normalizou.
    Também peço desulpas por nao ter fornecido a fonte em meu proprio blog. Foi pura falta de atenção!
    Caso ainda se interessem, A FONTE DE MINHAS PESQUISAS É:
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-cabelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. val...Me chamo Maria Isabel, sou proprietária e cabelereira por 30 anos, agora estou fazendo a faculdade de Direito, e estou fazendo o meu TCC em responsabilidade Civil entre prestador de serviço(cabelereiro, salão e o consumidor- cliente),parabéns pela matéria, e por gentileza voce pode me indicar alguma bibliografia referente o caso acima? meu email: maire033@hotmail.com
      obrigada

      Excluir
  22. Meu nome é Luciana, estou fazendo um projeto de design, gostei muito da sua matéria e foi muito importante na minha pesquisa ... Se você tiver mais alguma informação me mande por favor?!

    lucianabarranco@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Oi val, adorei sua matéria, Eu sou mais uma que gostaria de saber fontes bibliográficas do assunto. Estou concluindo o curso de ADM. e meu tcc é sobre salão de beleza ,conto com sua ajuda.
    kallvasco@ig.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Val, sua materia é incrivel.
    Tenho que fazer um TCC e escolhi o tema Salão de Beleza e não encontrei nenhum livro ou pagina que detalhe o assunto e gostaria que você me indicasse um se você puder.
    Obrigada. Meu e-mail é leticia_robertast@yahoo.com.br
    Letícia

    ResponderExcluir
  25. Agradeço À TODOS pelos comentários e ressalto mais uma vez, caso ainda se interessem, A FONTE DE MINHAS PESQUISAS É:
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-cabelo

    ResponderExcluir
  26. opa! adorei a matéria sou cabeleireiro
    gostaria de parabenizabela-lá é uma pena o seu blog ñ ser tão frequentado por cabeleireiros e as pessoas entrar apenas para pesquisas. Pois o meu caso é puro amor a minha profissão...
    Parabéns!!!
    Abração...
    Hugo Rocha

    ResponderExcluir
  27. Olá Valéria, tudo bem! Me chamo Áurea, muito boa sua pesquisa, faço gestão de beleza em Teresina-Pi e sou instrutora do Innstituto Embelleze, consultora,palestrante e esteticista capilar.Se possível gostaria de trocar conhecimentos com você, tenho experiência na área da beleza à vinte anos e poderiamos agregar juntas nosso saber. aurenutra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá, Hugo!
    Fico feliz em saber que vc é mais um apaixonado por essa profissão!
    Infelizmente o que falta é o RECONHECIMENTO da nossa profissão para que a mesma seja levada mais à sério, principalmente por nossos colegas.
    Hoje muitos se "formam" apenas achando que o caminho é fácil, ou seja, é só abrir uma "portinha qualquer" e logo sair ganhando dinheiro. Mas não é bem assim, não é mesmo?
    Precisamos estar sempre investindo TEMPO e DINHEIRO, pois lidamos com outras vidas, envolvendo toda uma esfera mais psicológica e emocional do que propriamente física e é preciso ter responsabilidade!
    Obrigada por sua participação!
    Sucesso e abçs

    ResponderExcluir
  29. Aurea,
    Obrigada por sua participação e seus comentário!
    Infelizmente não acesso mais msn com tanta frequencia, mas se quiser manter contato comigo Poderá me acessar nas redes sociais Orkut e Facebook, ok?
    Abçs

    ResponderExcluir
  30. josiane monteiro diz...
    Valéria, vc tem material de pesquisa sobre corte masculino especificamente para eu fazer um trabalho!!!

    Obrigado

    ResponderExcluir
  31. Adorei o documentário, gostaria de uma referência bibliográfica relacionado ao macro ambiente dos salões de cabeleleiros para fazer um trabalho na faculdade se puder me ajudar agradeço.
    segue o meu email:csouza69@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  32. Amei a materia!! como a maioria procurei o site atrás de fundamentos teoricos para um trabalho sobre salões de cabeleireiro, Curso psicologia e vou precisar ir a campo para aprofundar o tema, que xato né? vo ficar fazendo oque num salão??
    he he he

    ResponderExcluir
  33. Oi Val me chamo Alessandra e vou fazer o meu tcc de design e achei mto interessante sua matéria..Gostaria de saber se averia como vc entrar em contato para q eu possa tirar mais duvidas em relaçaõ a esse assunto e saber principalmente de onde vc conseguiu essas informações.

    Agradeço desde ja Alessandra
    meu email: lessandra_martins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Pessoal, volto a repetir, a matéria está no site do Portal São Francisco....e agradeço os elogios.
    abçs

    ResponderExcluir
  35. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  36. olá Val, nesse link que você passou nao tem essa materia. você tem alguma outra fonte? Eu tbm precisopara fazer um trabalho.

    ResponderExcluir
  37. CABELEREIRO E UMA POCARIA POVO PESTA E VIADOE CORNO

    ResponderExcluir
  38. Olá, chamo-me Jéssica, e estou a fazer um trabalho sobre esta matéria, e gostava que me enviasse a bibliografia!

    jsrb2809@hotmail.com

    Obrigada,

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  39. CABELEIREIRO É UMA PROFISSÃO MENOS ESTRESSANTE?
    Colunista Cesar Vale


    Muitas pessoas consideram o nível de estresse em uma profissão ao escolher uma carreira. Mais é dificil escapar, não é mesmo? Nenhuma profissão está totalmente livre do estresse.Todos precisam lidar com as responsabilidades e os desafios do trabalho. Mas algumas carreiras são simplesmente menos estressante do que outras.

    E pasmem temos um bom motivo para comemorar: O cabeleireiro está no top da lista de trabalhos MENOS ESTRESSANTES de 2015.

    Você é uma pessoa calma ou estressada? O estresse, para quem não sabe, é a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos que influenciam cada indivíduo, sendo que muitos destes estímulos estão completamente ligados ao trabalho.

    O site norte-americano Career Cast resolveu listar os 10 empregos mais e menos estressantes disponíveis no mercado. Mesmo sendo uma pesquisa americana diz muito sobre nós também.

    Outros trabalhos menos estressantes que foram incluídos na lista são os de fonoaudiólogo e de professor universitário titular.

    Ainda mais interessante é que a lista diz que cabeleireiros, menos tendo um salário menor que em outras profissões, são mais felizes. Há várias hipóteses para essa condição.

    _ Cabeleireiros amam O QUE FAZEM.
    _ Gostam de ajudar os outros.
    _ Sentem satisfação em ver seus clientes satisfeitos

    A folha de São Paulo, fez o seguinte comentário sobre a matéria,
    "ADMINISTRAR UM SALÃO DE BELEZA pode render algumas dores de cabeça, mais a oportunidade de fazer seus clientes se sentirem mais bonitos pode dar aquela sensassão "NEM PARECE TRABALHO".

    Você concorda com a pesquisa? Acha mesmo que cabeleireiros são menos estressados?Sabia que você pode comentar nossos artigos diretamente no site?

    No Blog a matéria tem mais informações interessantes como um infográfico com a descrição da pesquisa. Acesse-la e leia mais.


    http://www.vidadecabeleireiro.com/#!CABELEIREIRO-É-UMA-PROFISSÃO-MENOS-ESTRESSANTE/cu6k/55b63ef70cf253981fc88a35

    Fontes utilizadas para a construção da matéria;
    Fonte texto - Site Ama Beleza
    Fonte texto - Folha de São Paulo
    Fonte Infográfico da Pesquisa - Circuito Mato grosso
    Fonte Texto - Vagas Profissões
    Fonte Texto - Info Exame

    ResponderExcluir
  40. CABELEIREIRO É UMA PROFISSÃO MENOS ESTRESSANTE?
    Colunista Cesar Vale


    Muitas pessoas consideram o nível de estresse em uma profissão ao escolher uma carreira. Mais é dificil escapar, não é mesmo? Nenhuma profissão está totalmente livre do estresse.Todos precisam lidar com as responsabilidades e os desafios do trabalho. Mas algumas carreiras são simplesmente menos estressante do que outras.

    E pasmem temos um bom motivo para comemorar: O cabeleireiro está no top da lista de trabalhos MENOS ESTRESSANTES de 2015.

    Você é uma pessoa calma ou estressada? O estresse, para quem não sabe, é a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos que influenciam cada indivíduo, sendo que muitos destes estímulos estão completamente ligados ao trabalho.

    O site norte-americano Career Cast resolveu listar os 10 empregos mais e menos estressantes disponíveis no mercado. Mesmo sendo uma pesquisa americana diz muito sobre nós também.

    Outros trabalhos menos estressantes que foram incluídos na lista são os de fonoaudiólogo e de professor universitário titular.

    Ainda mais interessante é que a lista diz que cabeleireiros, menos tendo um salário menor que em outras profissões, são mais felizes. Há várias hipóteses para essa condição.

    _ Cabeleireiros amam O QUE FAZEM.
    _ Gostam de ajudar os outros.
    _ Sentem satisfação em ver seus clientes satisfeitos

    A folha de São Paulo, fez o seguinte comentário sobre a matéria,
    "ADMINISTRAR UM SALÃO DE BELEZA pode render algumas dores de cabeça, mais a oportunidade de fazer seus clientes se sentirem mais bonitos pode dar aquela sensassão "NEM PARECE TRABALHO".

    Você concorda com a pesquisa? Acha mesmo que cabeleireiros são menos estressados?Sabia que você pode comentar nossos artigos diretamente no site?

    No Blog a matéria tem mais informações interessantes como um infográfico com a descrição da pesquisa. Acesse-la e leia mais.


    http://www.vidadecabeleireiro.com/#!CABELEIREIRO-É-UMA-PROFISSÃO-MENOS-ESTRESSANTE/cu6k/55b63ef70cf253981fc88a35

    Fontes utilizadas para a construção da matéria;
    Fonte texto - Site Ama Beleza
    Fonte texto - Folha de São Paulo
    Fonte Infográfico da Pesquisa - Circuito Mato grosso
    Fonte Texto - Vagas Profissões
    Fonte Texto - Info Exame

    ResponderExcluir
  41. oiiii, eu tambem estou se formando esse ano em design de interiores e o meu TCC vai ser sobre salao de beleza tambem, gostaria se possivel que vc me passasse as fontes de pesquisa tambem-
    email: gabipassos29@hotmail.com Muito obrigadooo!!!

    ResponderExcluir
  42. Sou formadora de cabeleireiros e adorei este site.
    Estamos a pesquisar a história do cabeleireiro. Neste site se encontra tudo, ou quase tudo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  43. Óla eu me chamo Joelme e estou fazendo um trabalho pra apresentar sobre a Profissão e como surgiu por favor me passa o Biografia. Amei sua Pagina

    ResponderExcluir