Seguidores

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Cabelo...Cabeleira...Cabeluda...Descabelada!



O que é Cabelo?

São anexos cutâneos, compostos de uma proteína denominada QUERATINA. O cabelo cresce cerca de 1 a 2 cm por mês. Durante seu crescimento ele é envolto pela secreção das glandulas sebáceas, cuja principal função é formar uma "capa" protetora, além de permitir brilho e suavidade ao fio.

Curiosamente os primeiros esboços capilares se formam entre o 2o. e 3o. mês de gravidez. Ao fim do 4o. mês todos os folículos pilosos estão formados, mas o cabelo só começa a surgir à partir do 7o. mês de gravidez.

Sua principal função é proteger o couro cabeludo dos raios UV. Sua eficácia nao pode ser contestada, na medida em q o câncer de pele é raro nesse nível, salvo os calvos, é claro!


O cabelo está inserido em uma cavidade chamada folículo piloso, q é formado por: raiz (parte interna do fio), glandula sebácea (produz o sebo, oleosidade no fio), glandula sudorípara apócrina(secreção de suór), músculo eretor (responsável pela ereçaõ dos fios em caso de sensação de frio ou emocional), vasos sanguineos e terminaçoes nervosas ( responsáveis pela nutrição, crescimento e renovação dos cabelos), bulbo piloso (onde o cabelo é formado)e finalmente a haste (parte externa).



No proximo tópico abordarei sobre a Estrutura Capilar.
Boa Noite!
Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário