Seguidores

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O sonho do casamento -Programa A Liga




O casamento é um enlace, um vínculo de amor entre duas pessoas que unidas pelo matrimônio, recebem também o reconhecimento social, governamental e religioso.

Junto com algumas burocracias e incertezas, ele traz também a realização de um sonho de toda vida. Mulheres que se imaginam casando de véu e grinalda, com direito a igreja enfeitada, carros especiais para levar até a igreja, mimos para padrinhos e convidados. Tudo escolhido com muito carinho e atenção pelos noivos.

Mas será que hoje em dia o casamento está sendo visto atualmente como algo antigo e fora de moda? E que morar junto já é uma forma de casamento? Cerca de 80% das mulheres querem se casar como manda o figurino: vestido, a igreja, a presença dos amigos e, claro, seu grande amor.

Na cidade de São Paulo, nos últimos oito anos, o número de casamentos de papel passado cresceu mais de 21%. Só no Brasil, os gastos com casamentos somam R$ 8 bilhões por ano com os preparativos para a cerimônia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), houve um crescimento de 34,8%no número de casamentos de 1998 até o ano de 2008.

A realização de um casamento é um acontecimento que envolve toda a família. Os gastos são altos – muitas vezes da até para comprar um carro popular 0K –, mas são muitos os casais dispostos a realizar este sonho.

Tipos de casamentos
A sociedade criou diversas expressões para classificar os inúmeros tipos de relações matrimoniais existentes. Alguns são mais liberais, outros aprovam os casamentos arranjados, e ainda tem os que permitem a poligamia.

No Brasil os mais comuns são os casamentos civil e religioso, que encontram suas variações no campo, na praia ou em espaços contratados. A única exigência é que tenha um líder religioso como um padre, um bispo ou qualquer representante para reconhecer o matrimônio.

Veja alguns modelos de casamentos:

Casamento Civil: é celebrado sob os princípios da legislação de cada país.

Casamento Religioso: este é o mais quisto pela sociedade. Ele é celebrado perante uma autoridade religiosa para abençoar o novo casal.

Casamento Homossexual: o casamento gay é realizado entre duas pessoas do mesmo sexo. Autorizado em alguns países como Espanha, Bélgica, África do Sul,Canadá, Noruega e Suécia. A Islândia também aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo no dia 11 de junho de 2010, e a lei entrou em vigor no dia 27 de junho deste ano. N a Argentina, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei no dia 5 de Maio de 2010 e na madrugada do dia 15 de julho o senado aprovou a união entre pessoas no mesmo sexo, com 33 votos a favor e 27 em contra.

Casamento Aberto: No casamento aberto é de comum acordo entre o casal, que os cônjuges tenham outros parceiros com o consentimento mútuo.

Casamento branco ou celibatário: O casal desfruta da companhia um do outro, mas sem relações sexuais.

Casamento Arranjado: Geralmente este tipo de casamento ainda acontece em cidades pequenas, ou em países onde os pais, irmãos ou mesmo o chefe de uma tribo, combinam entre as famílias. Muitas vezes este casamento arranjado pode ser estimulado por dotes, troca de favores ou pagamento em dinheiro.

Casamento Poliândrico: é um tipo de casamento realizado entre uma mulher e vários homens. Este tipo de matrimônio ocorre em certas partes do Himalaia, por exemplo.

Casamentos Comunitários
Alguns casais gostariam de fazer um casamento com tudo o que tem direito, festa, buffet e outros detalhes, porém, nem todos possuem dinheiro para prepara este evento. Ou então preferem separar o dinheiro para investir na casa própria ou apartamento, ou da reforma e mobília do lar.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), o crescimento nos casamentos está relacionado à melhoria no acesso aos serviços de Justiça, à procura de casais para formalizarem uniões consensuais e à oferta de casamentos coletivos.

Algumas cidades como Barueri, Osasco, Carapicuíba e Itapevi, só para ficar no estado de São Paulo, promovem este tipo de matrimônio. Com o apoio das prefeituras e incentivadores, eles promovem anualmente o casamento comunitário, que chegam a reunir centenas de casais de uma só vez para o enlace.

De acordo com o artigo 1512 do Código Civil, a lei garante o casamento sem custos para pessoas cuja pobreza seja declarada. Geralmente, para inscrição nos casamentos comunitários, é preciso apresentar alguns documentos no local que organiza, como CPF (original e cópia), RG (original e cópia), Certidão de Nascimento (original e cópia) e comprovante de endereço.

Assista aos vídeos do Programa em: http://www.band.com.br/aliga/

Nenhum comentário:

Postar um comentário