Seguidores

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Progressiva alisa e trata: Será?

De uma coisa minhas clientes sempre souberam: PROGRESSIVA NÃO TRATA, não hidrata, pois é uma transformação química, ou seja, mexe com a estrutura dos fios e se não cuidar, já era!




O que há na sua progressiva?
Esse post foi escrito pela Carla Figueira do blog EU AMO CABELO. 







Formaldeído

O formaldeido é um dos mais comuns conservantes presentes na cosmética atual. É o aldeído mais simples, de fórmula molecular H2CO e nome oficial IUPAC metanal.
Geralmente causa reações dermatológicas e muitos médicos alertam sobre reações de longo prazo.
Nos cosméticos convencionais você encontra Formaldeído escondido nos rótulos sob os seguintes nomes Bronopol, Imidazolidinil uréia, 2-Bromo-2-Nitropropano 1,3-Diol, Bronidox, 5-Bromo-5-Nitro 1,3 Dioxano, Diazolidinil Uréia e DMDM Hidantoína.

O Jargão mais conhecido das adeptas das "Pogressivas" é que "formol alisa e trata", a mentira mais difundida entre os profissionais que defendem seu uso é "A minha escova tem 0,2% e alisa e trata, sim!"

Glutaraldeído

O glutaraldeído é um dialdeído saturado. Em solução aquosa apresenta pH ácido e não é esporicida. As formulações encontradas são:
Pra você ter uma idéia essa substância é utilizada na desinfecção hospitalar e veterinária e é tão potente que esteriliza instrumentos hospitalares contaminados com o vírus HIV, Hepatite B e o Bacilo da Tuberculose. O profissional que faz esse serviço dentro do hospital tem que usar roupas especiais, luvas, capa e máscara para gases químicos, aquela máscara de paninho não serve! E as "Excelentes Profissionais Cabeleireiras" não usam máscara de gás, luvas, roupas especiais e afins, ainda usam a prancha indicada para cabelos molhados, sim aquela que tem furinhos e solta VAPOR quando cabelo está molhado, no caso "esterilizado" com Glutaral.

O Glutaral quando aquecido se transforma em um gás extremamente tóxico capaz de alterar o DNA, altamente cancerígeno e provoca alteração no Sistema Nervoso Central, podendo te tornar um vegetal, mas deve valer a pena afinal você será um vegetal de cabelo liso né? Uma espiga de Milho talvez???


Metilparabeno e Propilparabeno

Os Parabenos são metil-parabeno, etil-parabeno, propil-parabeno, butil-parabeno, benzil-parabeno.
Os parabenos são ésteres derivados do ácido p-hidroxibenzóico, e são o ápice dos conservantes fenólicos. São utilizadas industrialmente como conservantes, inibindo o crescimento de microorganismos em produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentícios. O uso de dois ou mais parabenos virou prática comum, pois sua ação antimicrobiana aumenta. A concentração mais comum é de 0,18% de metil-parabeno e de 0,02% de propil-parabeno, fazendo parte de algumas formulações. Os parabenos são encontrados em diversos produtos do dia a dia como colírios, hidratantes, cremes dentais, sabonetes, desodorantes, xaropes, vários medicamentos injetáveis e até mesmo em alimentos. Porém, apesar de muito utilizado, os parabenos podem ser substâncias alérgenas a indivíduos sensíveis.

0,2% não alisa - mas sim conservante para os extratos e bases não oxidarem, criarem fungos, etc.

Seu uso é proibido quando usado em proporção maior a 0,2%, a média usada nas escovas é de 10% à 50%. Você sabe que o seu alisamento é "escova" quando o procedimento é: Shampoo, Gloss (tem que escovar/pranchar com o produto) e depois lavar, em alguns casos hidratar e escovar.


Algumas Progressivas


-Indiana

Algumas marcas e profissionais prometem aqueles fios lisinhos como na novela e para isso usam substâncias a base de Henná ou Henê. Não interessa se o Henê é Amazônico ou Argentino, trata-se de uma substância que não é compatível com outras químicas, incluindo coloração.
Quem lança mão de usar o Henê deve saber que ele é incompatível, caso o procedimento de coloração seja feito a fibra capilar sofre reação química de aquecimento e se parte, resultando em cabelos quebradiços e com aspecto de 
maltratados. Tanto o Henê quanto a Henná encapam o fio, não agem no córtex.

-Marroquina

Em minha opinião a campeã em dano físico ao cabelo.
O Primeiro resultado fica LINDO!!! Volte aqui depois de um tempo e agente conversa...
Qual a base química da Marroquina? Provavelmente te dirão que é um produto emoliente que hidrata o cabelo, alisa temporariamente e não agride, e não tem formol!
Mentira, Mentira e Mentira! A Marroquina original faz um relaxamento nos fios, no inicio fica liso e depois vai ficando espichado, uma coisa indefinida e áspera, aí você retorna e faz a 2º aplicação, fica liso por um período maior e depois fica ainda mais indefinido, com aspecto de galhos secos.
Por que isso acontece? Simples, a fórmula da Marroquina leva formol e hidróxido.
O Problema é que eles mistura 1 colher de hidróxido na fórmula da progressiva de formol. Aplicam isso no cabelo e escovam. O grande problema é que os Hidróxidos não são feitos para aplicar e deixar, eles precisam ser enxaguados e depois neutralizados, algumas técnicas de marroquina recomendam lavar logo após o procedimento, mas nenhuma neutraliza. Abaixo vou falar mais sobre os Hidróxidos.

-Escova Progressiva sem formol

Essa entra no quesito “Escova Esperta”, ops, escova inteligente.
Se é progressiva alisa, ou melhor estica por conta do formol! Se não tem formol tem base química, logo não pode ser considerada progressiva tendo em vista que nenhum alisante/relaxante pode processar o mesmo fio mais de 1x no caso de hidróxidos e mais de 2x em caso de tioglicolato sem danificara fibra.

-Carbocisteína e Ácido Glioxílico                                                          Esses dois ativos podem ser misturados porém possuem funções diferentes no fio. A Carbocisteína é derivada do do aminoácido L-Cisteína, um dos aminoácidos que compõem a queratina natural do nosso cabelo. Carbocisteína sozinha não alisa, já o Ácido Glioxílico possui função de mexer com a estrutura do fio, permitindo modelagem. O Ácido Glioxílico é uma forma modificada de ácidos que ocorrem na maioria das plantas e micro-organismos. Esse ácido libera substâncias (aldeídos) que promovem a quebra de pontes de cistina. Por ter um pH ALTO, quando aplicado no cabelo, dilata a sua estrutura e abre a cutícula, permitindo assim a entrada do ativo alisante, para que ele possa agir no interior do fio. Ou seja no córtex. Lá rompe boa parte das pontes de enxofre, que ficam entre dois aminoácidos chamados de Cistina, um dos 18 aminoácidos que formam a fibra capilar e é responsável pela sua resistência e forma. Com esse rompimento, o profissional dá a forma desejada às madeixas.

-Escova Alemã, Italiana, Frutas e Chocolate

O que essas escovas possuem de errado?
FORMOL! E em alguns casos Hidróxido usado de forma errada.

Não existe o milagre, ou a sua escova cheia de nomes tem somente poder de hidratação ou então você está fazendo um alisamento/relaxamento.





Agora você já sabe que:
- Se alisa é por que tem química
- Se não alisa é escova de tratamento
- E se não tem química, mas estica, tem formol, glutaral ou parabeno.

E como esses "Tratamentos" são notificados na Anvisa?
Os cosméticos são classificados em 2 grupos que são:
Grau I: Engloba produtos com formulação mais simples como shampoo, condicionador, hidratante, sabonete, etc.
Grau II: Engloba produtos como alisantes, colorações, etc.

Os produtos Grau I não precisam de análise junto a Anvisa, basta apenas enviar uma notificação, pasmem, por formulário eletrônico!!! Já os produtos Grau II sofrem análise técnica e precisam anexar à notificação documentos que comprovem que as substâncias estão dentro dos limites estabelecidos.



17 comentários:

  1. Nó.. tô de cara! Pura máscara a progressiva! Seguindo aki...
    http://carmendequeiroz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as informações acima, estou evitando trabalhar com formol, atualmente estou utilizando o Alisamento Lovely da Sweet, adquiri o produto no curso realizado na Assoc. dos Cabeleireiros na Penha-SP e estou muito satisfeita com o produto(sem cheiro ou ardência dos olhos), o resultado é cabelo macio e brilhante. As clientes retornaram pra dizer que adoraram o produto mesmo sabendo que o cabelo volta ao original uma vez que o produto não atinge a camada de enxofre. Elas também estão com receio do formol. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Jeane, fique atenta pois não é só o formol que é prejudicial, outros citados acima tb!

    ResponderExcluir
  4. Adorei ler esta matéria, tb trabalho com a Escova Progressiva da Sweet hair e estou mt satisfeita!A Base delá é o àcido Glioxílico, deixa um liso super natural e minhas clientes amam!, fácil de aplicar, sem cheiro sem irritação, e ainda participei do workshop com um dos técnicos da marca que é cosmetólogo e me deu mts explicações!
    Obigada pelas dicas!
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Gente, como é bom ser informada sobre os riscos e cuidados para não ser enganada. Eu uso a Escova da LINHA MAIS DA NOVELTY COSMÉTICA e me dá total satisfação e segurança. A base dela é de álcool. Os cabelos bem feitos ficam soltinhos, brilhosos e com o liso que preciso para o cuidado de minhas clientes.
    Continuem nos informando e deixando a par de tudo sobre a vida dos cabelos.

    Parabéns e obrigada amiga...

    bjs

    ResponderExcluir
  6. ja fui alertada pelo meu medico ,otorrino,mas mesmo assim continuei usando essas porcarias ,e sem contar que tenho renite , mas agora com tantas informaçãos vou pensar muito e parar muito obrigada por tanta



    s informações

    ResponderExcluir
  7. usei escova da novelty e me apaixonei, essa eu recomendo, muito boa

    Carla.

    ResponderExcluir
  8. Quanto tempo dura a escova Sweet Hair nos cabelos?

    ResponderExcluir
  9. Quanto tempo dura a escova sweet hair?

    ResponderExcluir
  10. amei acesse também
    www.garotaalternativaalways.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. exxa marroquina desfrisagem grandativa da salon line tem formol

    ResponderExcluir