Seguidores

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Estrutura Capilar


Em cada fio de cabelo, milhares de cadeias de alfa-queratina estão entrelaçadas em forma de espiral, sob a forma de placas q se sobrepõem, resultando em um fino cordão proteico.


Os aminoácidos presentes na queratina são ricos em enxofre e se acoplam ao cabelo através de ligações covalentes. essas ligações são responsáveis pela resistencia quimica do cabelo.


Os cabelos são submetidos à muitas agressões, sendo as mais comuns o ressecamento provocado pelo uso constante de secadores e chapinhas, colorações (tinturas, luzes, balayages, etc...), transformações químicas (relaxamentos, alisamentos, definitivas, e ainda por trações mecânicas pronunciadas (rabo-de-cavalo, coques, penteados) que puxam os fios, resultando no enfraquecimento dos mesmos e ocasionando quebras.


A resistência mecânica é a capacidade máxima de suportar uma carga tensionando cada fio, sem romper. com os processos químicos, acontece a quebra das ligações da cutícula do cabelo e a diminuição da resistencia mecânica resultando na quebra dos fios.


O cabelo humano é composto por 5 elementos (C, O, N, H, S) e mais 23 oligoelementos (Ca, Mg, Sr, B, Al,Si, Na, K, Zn, Cu, Mn, Fe, Ag, Au, Hg, As, Pb, Ti, W, Mo, I, P e S). Os oligoelementos são importantes para a aparências dos cabelos, sua ação está baseada na proteçãoda superfície do fio com peptídeos e frações protéicas de pesos moleculares mais altos. a Nutrição deve ser obtida com aminoácidos livres e oligoelementos, vissando promover um processo de regeneração e aumento do conteúdo hídrico na fibra capilar, o q implica em cabelos maleáveis, com brilho e volumes controlados. DAÍ VEM A IMPORTANCIA DE SE FAZER HIDRATAÇÕES SEMANAIS E TRATAMENTOS MENSAIS!


As 3 Camadas da ESTRUTURA CAPILAR


*CUTÍCULA: É a camada externa do fio de cabelo, composta de diversas camadas em torno de 7 a 13, por grandes células planas e alongadas q recobrem umas às outras, semelhantes às telhas de um telhado, são translúcidas, sem pigmentos e totalmente queratinizadas, sendo a principal barreira responsável pela proteção no interior do fio. As células da cutícula ficam coesas mediante um "cimento", q é formado dentre outros componentes, pelas ceramidas.
É facilmente danificada pelos processos quimicos e mecânicos e se abrirem o cabelo fica sujeito ao aumento de porosidade, tornando-o sem brilho e quebradiço.


É importante q a cutícula seja mantida em boas condições (FAZENDO HIDRATAÇÕES SEMANAIS, TRATAMENTOS MENSAIS E USO DE LEAVE-INS COM PROTEÇÃO SOLAR!!!), para q o cabelo tenha um aspecto saudável e com o máximo de reflexos de luz, ocasionados pelas camadas de cutícula bem unidas e fechadas.

O cabelo humano é composto basicamente de queratina (80%). São células mortas queratinizadas.


*CORTÉX: É sem dúvida a maior camada q abrange , entre 75% à 90%, da estrutura capilar. É formado por células muito longas, pigmentadas (é aqui q se encontra a melanina, responsável pela cor dos cabelos), cheias de queratina, no sentido longitudinal e paralelo, dando elasticidade, resistencia e determinando o grau maior ou menor de porosidade do fio. Cada célula do córtex se apresenta como um feixe de cabos q se chama MACROFIBRILA, essa por sua vez, é constituídas de milhares de MICROFIBRILAS, seladas entre si por um "cimento" interfibrilar. Cada MICROFIBRILA agrupa onze PROTOFIBRILAS e cada PROTOFIBRILA se apresenta como uma "corda" torcida formada de tres fios elementares de queratina. Um fio de cabelo é constituído de 40 milhões de cerdas elementares de queratina.Sua estrutura pode ser alterada por agentes químicos e pela ação dos raios UV. (POR ISSO HIDRATEM SEMANALMENTE, TRATEM MENSALMENTE E USEM LEAVE-IN CONSTANTEMENTE!).




*MEDULA: É uma formação irregular como" favos de mel", só q feitos de queratina,constituída por células anucleadas, contendo lipídios e granulações pigmentadas. Nao tem qualquer influencia física ou quimica. Encontra-se na regiao central do fio, apresentando-se eventualmente quebrada ou ausente, qdo ocorrem traumatismos por produtos químicos.

3 comentários:

  1. ótima descrição sobre o cabelo,mas quase não conseguir ler é muito transparente,eo texto é tambem bastante tecnico,uma pessoa sem conhecimento não intenderia absolutamente nada,só conseguir interpretar porque sou farmaceutica e estudei sobre estrutura capilar em fisiologia,Drºmichele.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Michele!
    Obrigada por sua participação e comentário!
    Vou mudar a cor do texto conforme sugerido, ok?
    Quanto a ser bastante técnico, vou ter que discordar pois todos nós que somos profissionais da área da beleza temos a obrigação de entender, visto que isso é aplicado em cursos, caso contrário não poderemos exercer a profissão com excelência.

    ResponderExcluir
  3. Nem é tão técnico tipo a parte química basta ter feito ensino médio para saber e o resto se não sacar só ir no "tio" google, o texto está ótimo bem explicativo =D
    Ainda mais para mim que comecei o curso de cabeleireiro a pouco me ajudou bem a compreender a estrutura e tals

    Beijos continue assim

    ResponderExcluir